Rognlie,Matthew – A note on Piketty and diminishing returns to capital. June 15, 2014
frase acima foi recortada do paper de Matthew Rognlie, Ph.D. em economia pelo Massachusetts Institute of Technology, em que se constrói uma crítica ao modelo que ficou famoso com o livro de Piketty sobre riqueza, desigualdade; o livro documenta que a taxa de retorno sobre capital privado “r” supera o crescimento da economia taxa “g” e chega à conclusão de que r > g é “a contradição central do capitalismo” pois leva a uma interminável espiral não igualitária (p. 572 – Piketty, Thomas – O Capital).
Não acreditamos na tese de que r > g é um desastre, mas isso não é o que mais chama atenção. O trabalho de Piketty e outros papers trouxeram novos dados para a discussão de riqueza e renda, mas destacamos desse conjunto de estudos a habitação.
Nós acreditamos na força da terra. Nós acreditamos na força da incorporação e acreditamos nas oportunidades fantásticas que esse mercado tem a oferecer aqueles que estiverem dispostos a observar a dinâmica de comportamento histórico dos agentes, aos fluxos de crescimento e viabilidades modernas.
Realizamos buscas automáticas e constantes por meio de robôs programados para uma região de foco que realizam estudos de viabilidade financeira iniciais automaticamente.
Além da busca por novos dados, também buscamos por dados consolidados; através de nossos programas, cruzamos os dados macroeconômicos oficiais e de pesquisa com a realidade, resultados dos empreendimentos e renda observada, fazendo nossos algoritmos ganharem eficiência constantemente.
Confiamos nos dados, não em opiniões. Acreditamos em nossos algoritmos e premissas estão na direção correta e buscamos melhorá-los.
Um ótimo produto é construído desde a compra do terreno pelo preço certo, mas, principalmente pelo destino que se vai dar àquele terreno. Um terreno que custou um real e que se pode construir um Shopping parece uma compra ótima, até você descobrir que o governo local proíbe shoppings.
Estudos de vocação e viabilidade devem andar juntos porque o bom produto é determinado pelo mercado. Sugue disso, porém uma questão: pode a internet e marketing influenciar o mercado? Acreditamos que sim e apostamos que é possível criar um caso como da Game Stop no setor imobiliário, o segredo é um marketing que aponte seu produto como único, escasso e oportuno.
Um preço de equilíbrio, p*, é difícil de acertar com muita precisão. A ganância por conseguir tirar do mercado a maior receita possível transforma essa tarefa em outra ainda mais difícil.
Acreditamos que escolhendo um preço sabidamente abaixo do preço máximo estamos deixando espaço para o mercado secundário agir e mais renda disponível aquecendo o mercado.
A consequência disso é a “valorização” (consumo do excedente do consumidor propositalmente criado) imediata do produto. Além disso, o espaço para arbitragem dos lotes faz com que o número de interessados no produto, em fazer um bom negócio, aumente. Esse público, que verá o valor do lote aumentar logo após a compra torna-se-á fiel e a segunda fase de um incorporação poderá ser até 80% mais cara.
Com os lotes valorizado imediatamente depois das vendas, é importante manter a percepção de um bom negócio para seus clientes. Com as vendas aquecidas, entregar a obra o mais rápido possível também significa liberar a segunda fase de vendas mais cedo, garantindo, assim, um lucro maior mais cedo. A percepção eficiência e entrega, porém, não é o principal fator: quanto mais rápida a obra, menor o custo.
Os custos do material usado na obra ou de impostos podem ter variação de acordo com o período em que se realiza a obra mas normalmente são fixos no curto prazo. Diferentemente disso, componentes essenciais da obra como mão de obra e controle da obra (medições, financeiro, contabilidade) são custos definidos por variáveis que são função do tempo (como funções diretas da hora de trabalho). Quanto mais cedo se termina a obra, menor a proporção desses custos na obra.
Centro | Rio de Janeiro
Desenvolvido por Factum comunicação
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados